Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

‘Paulo Câmara gravou um vídeo comigo e disse que não vai haver novo lockdown em Pernambuco’, diz Gilson Machado Neto, novo ministro do Turismo

O novo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou, nesta quinta-feira (17), que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), gravou um vídeo em que afirmaria que não haverá um novo lockdown no estado em razão da pandemia do coronavírus.

A fala de Gilson foi feita durante cerimônia de posse no cargo. Durante discurso, o novo ministro do Turismo fez apelo para que não haja decretação de novas restrições que afetem o setor.

Quero aproveitar o momento para fazer um apelo, temos o exemplo de Búzios hoje que foi fechada sem aviso, se não me engano por uma decisão monocrática (de um juiz) de primeira instância, não foi do prefeito nem do governador. O trade não aguenta uma decretação de um segundo lockdown”, disse Gilson ao citar a cidade de Armação de Búzios (RJ).

A cidade do interior do Rio entrará numa espécie de lockdown por determinação da Justiça. Após os aumentos de casos de covid-19, um juiz da comarca local proibiu a entrada de turistas na cidade, o acesso às praias e a circulação de táxis, carros de aplicativo e ônibus intermunicipais. A decisão foi desta quarta (16).

Em seguida, Gilson Machado Neto fez apelo ao governador de Alagoas, Renan Filho, presente na cerimônia, para que não haja lockdown no estado.

Na sequência, citou um vídeo que o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, teria gravado dizendo que não vai haver um novo lockdown no estado.

“Fiz um apelo ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ele gravou um vídeo comigo dizendo que não vai haver lockdown em Pernambuco. O nosso trade não aguenta mais, o empresário do turismo, que gera emprego e renda, tem mais medo do decreto do que da própria doença”, disse Gilson Machado Neto.

Nesta quinta-feira (17), o governador Paulo Câmara prorrogou o estado de calamidade pública por causa do coronavírus em Pernambuco até julho de 2021.

O evento de posse contou com as presenças do presidente Jair Bolsonaro, do senador Fernando Collor (Pros-AL), do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB-AL), e de outras autoridades, como ministros e parlamentares.

Outro lado

A reportagem procurou o Governo de Pernambuco para saber a posição em relação à fala do ministro do Turismo e aguarda resposta.

Novo avanço da covid-19

Pernambuco passa por uma nova escalada do coronavírus. Nesta quarta-feira, a Secretaria de Saúde do estado registrou 2.071 novos casos da covid-19 e 15 novas mortes pela doença causada pelo vírus.

O estado totaliza 201.851 casos confirmados e 9.339 mortes pelo coronavírus, segundo dados oficiais.

Novos leitos

Em meio à alta do coronavírus no estado, 91 novos leitos foram colocados em funcionamento nos últimos dias na Região Metropolitana do Recife (RMR), além de outras 60 no interior pernambucano, totalizando 151 vagas.

Com isso, o Pernambuco chega a 1.773 leitos voltados, exclusivamente, aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) – 894 de terapia intensiva e 879 de enfermaria.

Dos novos leitos em operação na RMR, 20 são de enfermaria e 71 de UTI. Eles estão distribuídos entre o Hospital de Referência à Covid-19, unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque) – 10 de UTI e 20 de enfermaria; Hospital Real Português (HRP), no Recife, que mantém convênio com o SUS – 10 de UTI; e Hospital Agamenon Magalhães (HAM), na zona norte do Recife – 51 de enfermaria.

Já as novas vagas no interior foram atendem a região do Sertão do São Francisco, com 10 leitos de UTI e 30 de enfermaria na UPAE de Petrolina; o Agreste Central, com 10 leitos de UTI no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru; e o Sertão do Pajeú, com 10 vagas de UTI no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. (Via: Vlof do Jamildo)

Blog: O Povo com a Notícia