A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) segue em busca de reforço para abastecer os estoques e convoca a população pernambucana para doação de sangue. O apelo tem como objetivo estabilizar os estoques e continuar atendendo com segurança e qualidade todas as demandas de hemocomponentes dos hospitais e unidades de saúde do Estado.
Ao longo do ano de 2020, em razão da pandemia de Covid-19, os hemocentros registraram redução de 50% nos estoques nos meses de abril e maio, segundo o Hemope. Atualmente, nos primeiros meses deste ano, o apelo para repor os bancos de sangue se mantém diante dos registros na redução acentuada no número de doadores e aumento significativo das demandas transfusionais. Os estoques do Hemope, na capital ou interior do estado, estão apresentando situação crítica em todos os tipos sanguíneos e precisam de reposição com urgência.
“Estamos há quase um ano com esse estoque de crítico a muito crítico. Conseguimos atender as eletivas de oncologia, as cirurgias de urgência, emergências e manter o atendimento de pacientes crônicos e que precisam de hemocomponentes com uma certa frequência. A gente consegue atender esses pacientes com muita dificuldade. Por isso, a gente está fazendo esse apelo à população”, explica a diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta.
A diretora de hemoterapia do Hemope também ressalta a importância do envolvimento da população com a causa para dar continuidade aos atendimentos prioritários. “Sabemos que não há um substituto para o sangue, não tem como comprar alguma coisa que substitua o sangue. Então a gente precisa do doador para ter o produto disponível para a população. A grande importância é todo mundo estar envolvido, pois é um ato de solidariedade, cidadania, ajuda ao próximo e que podemos também um dia estar precisando”, destacou.
Critérios para doação
Para realizar o procedimento deve-se ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. O doador precisa estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum. É preciso pesar, no mínimo, 50 kg e estar em bom estado de saúde. Assim como não pode ter tido gripe, resfriado ou Covid-19 nos últimos 30 dias.
Onde doar
Em Recife, os candidatos podem comparecer ao Hemope Recife localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171 – Graças, Recife – PE. O atendimento acontece de segunda a sábado, no horário das 7h15 às 18h30, independente de ser feriado. Para evitar aglomerações, a instituição recomenda o agendamento pelo telefone 0800-081-1535.
No interior do estado
Hemope Caruaru localizado na Av. Oswaldo Cruz, S/N – Maurício de Nassau, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e 13h30 às 17h.
Hemope Petrolina localizado na Rua Pacífico da Luz, s/n – Centro, Petrolina – PE, funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30.
Hemope Garanhuns localizado na Av. Gonçalves Maia – Heliópolis, funciona na terça, quarta e quinta-feira, das 13h30 às 17h30.
Hemope Salgueiro localizado na Rua Joaquim Gondim, 65, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.
Hemope Serra Talhada localizado na Rua Joaquim Godoy, 382 – Nossa Sra. da Penha, funciona de segunda a quinta, das 7h às 9h.
Hemope Ouricuri localizado na Rua Ulisses Guimarães – Centro, funciona na segunda, terça, quinta e sexta, das 8h às 10h.
Hemope Arcoverde localizado na Av. Joaquim Nabuco, 418 – Centro, funciona de segunda a sexta, das 8h às 11h30.
Blog: O Povo com a Notícia