Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Escolas particulares dão início ao ano letivo com aulas presenciais e remotas em Pernambuco

Escolas da rede particular voltaram às aulas nesta segunda-feira (1°) em Pernambuco, seguindo uma série de regras de prevenção à Covid-19. As unidades que retornaram às atividades presenciais precisaram, também, manter aulas remotas. Algumas, aderiram a rodízio de estudantes em sala, com oferta de ensino híbrido.

As escolas particulares foram autorizadas a retomar as aulas de forma escalonada em outubro de 2020. Os alunos do ensino infantil ao médio que não quiseram retornar às atividades presenciais puderam permanecer com o ensino remoto.

Mesmo com autorização desde o ano anterior, algumas unidades escolheram retornar apenas neste ano. Coordenadora de uma escola em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, Graça Chaves afirmou que a unidade passou a ter atividades presenciais nesta segunda, mas manteve também o ensino a distância.

“Temos aqui cerca de 18 alunos por turma, mas apenas nove espaços [nas salas]. Vamos fazer o rodízio”, explicou à coordenadora.

Para evitar o contágio, foram implementadas medidas de segurança, higiene e distanciamento social, protocolos definidos pelo governo estadual. Cada estudante precisa, entre outros pontos, utilizar máscara e também sentar a, ao menos, 1,5 metro do outro. Isso faz com que haja redução de alunos nas salas.

A aluna Giovana Fernandes, de 10 anos, contou que prefere o ensino presencial e que estava com saudade de ir à escola. “Em casa tem a distração de tudo, tem barulho de coisa na rua passando. É bem mais fácil focar na [aula] presencial”, relatou a garota.

O irmão dela, Gabriel Fernandes, de 15 anos, compartilha da mesma opinião. “Eu espero que esse ano, como estamos começando com aulas híbridas desde o início, a gente tenha mais aulas presenciais”, disse.

O pai dos dois, Rodrigo Fernandes, contou que sentiu uma perda de aprendizagem durante a educação exclusivamente remota. “Chegou um certo ponto que o rendimento deles caiu bastante, eles estavam na aula online apenas pela rotina, e não pela aprendizagem”, afirmou.

Em Floresta, no Sertão pernambucano, o Diocesano Colégio e Curso foi destaque no ABTV 1ª Edição da última quarta-feira (27). Clique aqui:

Vídeo:


Blog: O Povo com a Notícia