Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 6 de março de 2022

Avião da FAB levará para Polônia 11,6 toneladas de ajuda humanitária

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar, na segunda-feira (07), o KC-390 Millennium com a missão de resgatar os brasileiros que estão deixando a Ucrânia. A aeronave partirá carregada com 11,6 toneladas de ajuda humanitária para a Polônia.

A carga que será enviada é composta por alimentos, purificadores de água e medicamentos provenientes de doações.

Veja os itens:

– 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);
– 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;

– 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);

– 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.

O KC-390 partiu às 10h35, da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), neste domingo (6/3), e chegou à Base Aérea de Anápolis, Goiás,(BAAN) às 13h35h.

Conforme o cronograma da missão, a carga será realocada em outro KC-390, que irá para a Base Aérea de Brasília (BABR), na segunda-feira (7/3). De lá, a aeronave seguirá para Varsóvia, capital da Polônia, onde os cidadãos devem embarcar conforme definições do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A cidade é a que mais recebe, atualmente, brasileiros e estrangeiros que fugiram das cidades ucranianas desde o início dos ataques russos. O número de refugiados, segundo a ONU, já ultrapassa 1,5 milhão.

Dois reservados

Na última semana, o ministério da Defesa e das Relações Exteriores anunciaram que dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) poderiam ser usados no resgate de brasileiros na Ucrânia.

Segundo o governo, duas aeronaves KC-390 Millennium estavam “de prontidão” para o eventual transporte de brasileiros que tentam deixar a Ucrânia em razão da guerra.

O espaço aéreo ucraniano está fechado. Cerca de 500 brasileiros vivem no país.

De acordo com a FAB, aviões do mesmo modelo foram empregados para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia