A cadela de 9 meses da raça poodle, chamada Aisha, está vivenciando um momento curioso, que chamou atenção do seu tutor, Gabriel Jacobsen. Aisha, que nunca teve nenhuma ninhada, acabou adotando uns gatinhos que foi rejeitado por sua mãe. Ela não apenas nutriu um carinho especial pelos felinos, como também passou a produzir leite para amamentá-los.
O caso ganhou notoriedade depois que Gabriel contou ao jornal Gazeta sobre o caso. De acordo com ele, Aisha foi adotada com 45 dias de vida e cresceu com três gatos, que também fazem parte da família.
Uma gata teve filhos, mas acabou rejeitando-os, o que fez Aisha se sensibilizar e adotá-los. "Esta é a segunda vez que a gatinha teve filhotes e abandonou a ninhada. Mas desta vez Aisha adotou os gatinhos. Ela ‘simpatizou’ com eles desde que nasceram. Ela carrega os bichanos para o ninho, dorme, cuida como se fossem dela mesmo", explicou o tutor.
Gabriel acredita que a cachorra desenvolveu uma gravidez psicológica, o que foi confirmado pela médica-veterinária Kristher Robleto. Ela contou que esse fenômeno acontece quando a fêmea não é castrada e está no período do cio, exatamente o que aconteceu com Aisha.
De acordo com a veterinária, o período de cio passou, não ocorrendo gravidez, que era o esperado pelos hormônios. E então, a cadela teve contato com os filhotes, ocasionando na gravidez psicológica. Apesar de ser um gesto admirado pelos humanos, a médica não aconselha que a ação seja incentivada, pois assegura que isso pode ocasionar problemas na saúde da doguinha.
"Tecnicamente falando, por mais que seja bonito, deixar a cadela pensar que é mãe dos filhotes é um perigo, porque ela produziu leite. Esse alimento pode endurecer, causando inflamação e problemas de saúde para a cadela", disse Robleto.
A recomendação da médica é que a cadela seja castrada o mais rápido possível.
Blog: O Povo com a Notícia