Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Nordeste: Mãe e filha estudam juntas e se formam em pedagogia no mesmo dia: 'Um privilégio'

O sonho de segurar o tão sonhado diploma universitário foi compartilhado e vivido por mãe e filha, que se formaram em pedagogia no mesmo dia em Santana do Ipanema, em Alagoas. A colação de grau foi na segunda-feira (19) sob muitas lágrimas e celebração.

O percurso para a conclusão do curso, porém, foi árduo. Foram quase nove anos, com obstáculos, falta de professores e o enfrentamento da pandemia. Nesse meio tempo, a filha, Wythoria Christiny, de 26 anos, engravidou duas vezes. A mãe, Vanderlucia Lima, de 48, também teve as suas dificuldades, mas não desistiu, e, unidas, elas conquistaram o diploma universitário.

"Nós estudávamos juntas, dividimos as apostilas e nos apoiamos mutuamente", lembrou a mãe, Vanderlucia.

Para a filha, dividir com a mãe os momentos em sala de aula foi uma experiência inesquecível.

"Um privilégio! Estudamos na mesma classe em todos os períodos do curso. Sempre ficávamos unidades nos grupos de trabalho. Fazíamos as atividades, as leituras e os trabalhos juntas", afirmou Wythoria.

Ao g1 AL, Wythoria contou ainda que a vontade de virar professora surgiu ao ver a mãe lecionando nas escolas do município. Vanderlucia tem magistério e conseguia dar aulas, mas faltava o diploma de nível superior.

"Minha mãe já era professora e eu sempre via e participava dos momentos em que ela lecionava. Eu sentia muita vontade de seguir sua profissão e foi aí que surgiu a oportunidade de fazer o vestibular".

Depois de dividirem as bancadas da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), mãe e filha se preparam para compartilhar as experiências em sala de aula, agora como professoras.

"Vou sentir falta da rotina de estudos com a minha mãe, mas a nossa caminhada vai continuar lado a lado na sala de aula", disse Wythoria.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.