O prefeito Marcelo Oliveira (União), da cidade de João Dias (RN), a 372 quilômetros de Natal, assassinado na manhã dessa terça-feira (27/8), foi atingido com pelo menos 11 tiros, durante evento político. O pai dele, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos, também foi alvejado e morreu.
Marcelo foi socorrido com vida e encaminhado para o Hospital Regional de Catolé do Rocha, que fica na cidade vizinha, no estado da Paraíba. O médico que o atendeu, Wagner Martins, relatou ao G1 que o político foi atingido por disparos no tórax, abdômen e membros inferiores.
Ele chegou ao hospital inconsciente e sofreu uma parada cardiorrespiratória. A equipe médica tentou reanimá-lo, mas o quadro evoluiu para óbito, por volta das 12h20 dessa terça. O prefeito era candidato à reeleição.
Atentado durante ato de campanha
De acordo com a Polícia Civil, Marcelo Oliveira participava de evento político, quando, pelo menos, oito criminosos, em dois carros, chegaram ao local e efetuaram os disparos. Ele, o pai, que é ex-vereador da cidade, e um segurança foram atingidos pelos tiros. Esse último sobreviveu.
O delegado responsável pelo caso, Alex Wagner, da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe), relata que o bairro onde eles estavam fica numa região mais afastada do município. No momento do atentado, Marcelo visitava casas e moradores do local.
As investigações estão em fase inicial e nenhuma motivação é descartada, até então. Após o duplo homicídio, os agentes encontraram um carro carbonizado abandonado na cidade. Eles acreditam que o veículo teria sido utilizado pelos criminosos.
Prefeito era político antigo na cidade
Marcelo Oliveira tinha 38 anos e esta seria a sua quinta eleição. Conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2008 e 2012, ele se elegeu vereador pelo município e, em 2016, tentou a vaga de prefeito pela primeira vez, quando não conseguiu se eleger.
Em 2020, no entanto, ao se candidatar novamente, Marcelo foi eleito com 50,86% dos votos (1.366 em números absolutos). A diferença para a segunda colocada, Dra. Tassia, foi de apenas 46 votos. Agora, em 2024, ele disputava a vaga, novamente, para se manter no cargo.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) do Rio Grande do Norte informou, por meio de nota, que mobilizou equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil para identificar e prender os autores do crime.
João Dias é uma das menores cidades do estado. De acordo com o último Censo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população local é composta por 2.076 pessoas.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.