O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou na última sexta-feira (2) que mulher sem profissão vai ser agredida pelo marido “se não tomar cuidado”.
O petista fez a declaração na cidade de Fortaleza durante o anúncio de expansão do programa Pé-de-Meia, poupança do ensino médio.
“Uma mulher sem profissão vai ficar a vida inteira dependente dos outros. Uma mulher que não tem profissão vai casar e, se não tomar cuidado, o marido vai agredi-la e ela vai ficar com esse marido porque precisa dar comida para os filhos. Ninguém pode viver com alguém que pratica violência contra mulher, por isso que é importante uma profissão”, afirmou o petista.
Lula ainda destacou que “mulher bem formada” pede para ser tratada com respeito.
“Uma mulher que é bem formada, se chegar em casa e o marido for daqueles ranzinzas que só sabem reclamar e começar a xingar, vocês falem para ele ‘olha, meu filho, é o seguinte, eu não sou sua empregada, não sou sua filha, sou sua mulher. Se você não me tratar com respeito, eu vou embora”, completou.
Nessa última quinta-feira (1), Lula sancionou uma lei que reforça ações de proteção à mulher. A lei cria o projeto Banco Vermelho e prevê ações de conscientização em lugares públicos e premiação de propostas no contexto do Agosto Lilás, mês destinado à conscientização para o fim da violência doméstica.
Vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=EUNdGu57Sgo&t=3s