Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

General “informante” de Moraes foi cotado por Lula para cargão do Exército; Entenda

O general gaúcho Valério Stumpf Trindade, apontado por militares bolsonaristas como “informante” do ministro  Alexandre de Moraes (STF), chegou a ser cotado pelo presidente Lula para assumir o comando do Exército

O petista o colocou como um dos favoritos para a vaga, ao lado do general Tomás Ribeiro Paiva, atual comandante do Exército, e de Júlio César de Arruda, que permaneceu à frente da instituição nacional por menos de um mês no atual governo.

Os três eram os mais antigos generais da ativa. Em 18 de janeiro de 2023, o militar fez um discurso inflamado conclamando o Exército a respeitar o resultado da eleição. Três dias depois, Lula o nomeou para o comando da Força.

Segundo informações do Metrópoles, o ex-chefe do Estado Maior do Exército e ex-líder do Comando Militar do Sul, Stumpf “bateu na trave” para comandar a Força e passou para a reserva, em abril de 2023, devido ao tempo de serviço. Em mensagens interceptadas pela Polícia Federal (PF), o general é citado como “leva e traz” de Alexandre de Moraes.

Em um dos diálogos, um interlocutor de nome “Riva” diz: “Estou escutando a história do Mourão e estou abismadooooooo (sic). Fora os outros GEN [generais]. Na reunião com o 01 [Bolsonaro] e o que eles fizeram. Que o Mourão negociou com outros generais a saída do 01, falando que o Peru era logo ali. Rasgaram o documento que o 01 assinou. Estava em reunião com o vice da China com relação à Huawei aqui no Brasil. Tinha informante do 🥚[emoji de ovo] de leva e trás (sic)”. “Ovo” era um dos apelidos dados a Moraes por bolsonaristas.

O interlocutor digita o nome de quem acredita ser o tal informante de Alexandre de Moraes: “Gen [general] Stumph (sic)”. Riva concorda: “Sim, outro amigo do FHC [o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso]. Negociando cargos no governo para parentes, inclusive”. O interlocutor completa: “Vergonha eterna esses integrantes do ACE [Alto Comando do Exército]”.

Riva: “No meu vago conhecimento e entendimento, isso se assemelha à traição à pátria, lesa pátria. Isso independente de patente. Isso é de embrulhar o estômago”. O interlocutor: “Decepção sem tamanho”. Riva: “O Alte [almirante] Garnier é patexérciriota. Tinham tanques no arsenal prontos”. O interlocutor: “Para mim, o 01 tinha que ter rompido com a MB [Marinha Brasileira], que o EB [Exército Brasileiro] e a FAB [Força Aérea Brasileira] iriam atrás”.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram