Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Maioria dos municípios brasileiros tem falta de vacinas, diz pesquisa

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela um cenário preocupante de desabastecimento de vacinas nos municípios brasileiros. O levantamento pesquisou 2.895 municípios. Em 65,8% das cidades pesquisadas foi registrada a falta de pelo menos um imunizante, especialmente, a vacina contra a varicela (catapora).

O estudo, divulgado nesta sexta-feira (27), foi realizado pela Confederação no período de 29 de novembro a 12 de dezembro. Segundo o levantamento, em 1.516 municípios (52,4%) a vacina contra varicela estava ausente nos estoques. Em segundo lugar aparece a vacina contra a Covid-19 para adultos, que estava em falta em 736 cidades (25,4%), conforme noticiou a coluna Tácio Lorran do portal Metrópoles.

Na terceira colocação está o imunizante DTP contra a difteria, tétano e coqueluche, que estava fora dos estoques em 520 cidades (18%), em média, há 60 dias. Os estados mais afetados são Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais.

A responsabilidade por comprar e distribuir imunizantes aos estados e ao DF pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do Ministério da Saúde. Em nota, a pasta disse que "os estoques de vacinas no país estão abastecidos e que atendeu a todas as solicitações dos estados nos últimos meses do ano, garantindo a oferta de imunizantes e a proteção da população em todo o país”.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.