Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela um cenário preocupante de desabastecimento de vacinas nos municípios brasileiros. O levantamento pesquisou 2.895 municípios. Em 65,8% das cidades pesquisadas foi registrada a falta de pelo menos um imunizante, especialmente, a vacina contra a varicela (catapora).
O estudo, divulgado nesta sexta-feira (27), foi realizado pela Confederação no período de 29 de novembro a 12 de dezembro. Segundo o levantamento, em 1.516 municípios (52,4%) a vacina contra varicela estava ausente nos estoques. Em segundo lugar aparece a vacina contra a Covid-19 para adultos, que estava em falta em 736 cidades (25,4%), conforme noticiou a coluna Tácio Lorran do portal Metrópoles.
Na terceira colocação está o imunizante DTP contra a difteria, tétano e coqueluche, que estava fora dos estoques em 520 cidades (18%), em média, há 60 dias. Os estados mais afetados são Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais.
A responsabilidade por comprar e distribuir imunizantes aos estados e ao DF pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do Ministério da Saúde. Em nota, a pasta disse que "os estoques de vacinas no país estão abastecidos e que atendeu a todas as solicitações dos estados nos últimos meses do ano, garantindo a oferta de imunizantes e a proteção da população em todo o país”.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.