Indiciada por mais de 50 de crimes, a influenciadora brasileira Emmanuely Silva Resende, de 31 anos, foi presa após 40 dos delitos indicados serem acatados pelo Ministério Público de Minas Gerais. Conhecida como Emma Spinner, ela responde pela prática de injúrias, ataques religiosos e extorsão através das redes sociais.
Moradora dos Estados Unidos, a brasileira estava sendo procurada até mesmo pela Interpol após solicitação de alerta vermelho realizado pela Polícia Civil mineira com o objetivo de prendê-la em qualquer país. No entanto, a prisão foi realizada na última segunda-feira (16), durante uma blitz da Polícia Rodoviária Federal na BR-262. Ela estava acompanhada de outra pessoa à bordo de um veículo registrado em seu nome.
Ao todo, 24 vítimas registraram denúncia contra à influenciadora e as investigações foram iniciadas em junho. Conforme as autoridades, ela utilizava suas redes sociais para extorquir dinheiro, caluniar e proferir ofensas graves, incluindo racismo e discriminação religiosa contra religiões de matriz afrodescendente.
Segundo o delegado Wesley Amaral, responsável pelas investigações, "a prática da extorsão não exige necessariamente a entrega do dinheiro; basta a exigência para que o crime se aperfeiçoe". De acordo com a polícia, as vítimas sofriam danos financeiros e psicológicos após serem expostas para milhares de pessoas.
Os crimes eram praticados por diferentes perfis nas redes sociais, parte deles derrubados por ordem da Justiça. "As redes sociais não são terra sem lei. É possível identificar e responsabilizar quem pratica crimes, mesmo utilizando perfis falsos", destacou o delegado durante coletiva à imprensa.
Em uma das suas contas, que ainda está ativa, Emma ostentava vida de luxo com viagens, carrões, lanchas e residências milionárias. Por lá, inclusive, ela se manifestou sobre as acusações. "Mentirosos. Caluniadores. Invejosos. Incapazes. Old school [velha guarda]. Vocês fazem as famílias sofrerem por dinheiro. Difamações. Extorsões. Incapazes de serem felizes. Odeiam a felicidade e sucesso conquistado honestamente", escreveu no post.
Após ser presa preventivamente, Emma foi encaminhada para uma unidade prisional na região metropolitana de Belo Horizonte. Como a denúncia foi acatada pela Justiça, ela aguarda a fase processual. A defesa da influenciadora não foi encontrada para comentar o caso.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.