O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, vai levar os julgamentos dos processos contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a 1ª Turma de Corte, sem acionar o plenário do STF. O colegiado é formado por Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino e pelo próprio Alexandre. A informação é da coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles.
De acordo com a publicação, o colegiado deve inclusive tomar as decisões mais delicadas ficarão a cargo do colegiado. A ideia é concentrar os processos na 1ª Turma é fazer com que Bolsonaro seja tratado da mesma forma que ocorreu em outros casos relatados pelo magistrado. Os inquéritos das Fake News e Milícias Digitais também estão sob a responsabilidade de Moraes e possuem ligação com a suposta tentativa de golpe.
Para Moraes, levar as decisões envolvendo Bolsonaro ao plenário seria uma maneira de diferenciá-lo do restante e levantar questionamentos dos demais indiciados.
O STF ainda vai analisar nos próximos dias um pedido de suspeição protocolado pela defesa de Bolsonaro. Os advogados do ex-presidente defendem que Moraes é responsável por julgar um suposto plano golpista do qual ele também seria uma das vítimas.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.