Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Lula põe em prática plano para disputar eleição contra Flávio Bolsonaro; Entenda

O presidente Lula (PT) passou a agir diretamente para rachar o centrão e travar qualquer articulação nesse sentido. A ideia do petista seria replicar no próximo ano a disputa de 2022 entre ele e um Bolsonaro, no caso atual, o senador Flávio (PL-RJ). A informação é da jornalista Daniela Lima, do Uol.

As pesquisas indicam que, hoje, num cenário contra Flávio Bolsonaro, Lula seria favorito à reeleição. Ele também lidera nos demais cenários.

De acordo com a publicação, a proposta não é buscar uma aliança direta do PT com essas legendas, mas trabalhar por um compromisso de que elas não lançarão um cabeça de chapa em 2026.

Uma amostra disso foram os afagos que Lula fez ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em ato na terça-feira (23). O petista teria disparado sinais a integrantes do MDB e também sondado nomes do União Brasil e do PP.

Há ainda um trabalho de reaproximação do PSD, de Gilberto Kassab. Estão nos arcos dessas legendas nomes que poderiam tentar se apresentar como opção da centro-direita e direita, como os governadores Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Eduardo Leite (PSD-RS).

Com o nome favorito do centrão e da Faria Lima, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), travado pela escolha de Jair Bolsonaro em apontar o filho mais velho como seu representante, o caminho ficou livre para o petista explorar a insatisfação de dirigentes dessas siglas com a decisão unilateral de seu antecessor.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram