Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Quem é a viúva de chefe do tráfico presa suspeita de abastecer o CV com armas na Bahia

Uma mulher de 29 anos, identificada como Kananda Hemerly Moreira, foi presa na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, nesta segunda-feira (15), suspeita de vender armas para o Comando Vermelho (CV). Ela foi o principal alvo da Operação Costa Segura, deflagrada pelas polícias Civil, Militar e Federal nos municípios de Itabuna, Uruçuca e Itacaré. Também foram realizadas prisões nos estados do Rio de Janeiro e Paraíba.

De acordo com a polícia, Kananda é viúva de um ex-chefe do Comando Vermelho no sul da Bahia e seguia coordenando ações, mesmo após a morte do companheiro. Além de fornecer armas de fogo, ela também atuava na distribuição e negociação de remessas de drogas. 

Kananda tem antecedentes criminais por estelionato e trocava de endereço constantemente para não ser encontrada pelos policiais. Segundo as investigações, ela chegou a negociar uma pistola calibre 9 milímetros por cerca de R$ 10 mil, mas não fez a entrega do armamento.

Operação

Ao todo, 29 pessoas foram presas durante a operação. Segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, dez são mulheres.

"Essas mulheres acabam se associando aos faccionados, às lideranças, tendo inclusive relacionamentos. Com a prisão deles, acabam assumindo um papel de protagonismo na organização criminosa, em especial na negociação de armas, na negociação de drogas e também na lavagem de capitais. É um fenômeno que a gente vem observando", destacou. 

Dentre os presos estão chefes do grupo criminoso responsáveis por coordenar homicídios, distribuir armas e gerenciar o tráfico de drogas no sul da Bahia. Os suspeitos também tinham contato com os responsáveis pelo comércio de ilícitos de outros estados.

Durante o cumprimento de parte dos mandados, os policiais usaram drones e descobriram câmeras de monitoramento que os suspeitos usavam para vigiar as áreas controladas. Também foram apreendidas pistolas e granadas.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram