Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Polícia Federal deflagra 11ª fase da Operação Carcará e erradica mais de 576 mil pés de maconha no Sertão

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (13), a 11ª fase da Operação Carcará, que resultou na destruição de mais de 576 mil pés de maconha na circunscrição de Salgueiro, no Sertão pernambucano.

Ao todo, foram erradicados mais de 35 plantios, distribuídos em uma área equivalente a 62 mil metros quadrados. Segundo estimativas da PF, o volume destruído poderia chegar a 173 toneladas de maconha, caso o material fosse colhido, processado e comercializado.

A operação contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE), por meio do Grupamento Tático Aéreo (GTA), além da participação da Polícia Militar de Pernambuco, da Polícia Civil de Pernambuco, da Polícia Penal de Pernambuco e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

Também integrou a ação a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da CORE. As frentes de atuação envolveram operações terrestres, fluviais e aéreas, com foco em áreas de difícil acesso.

As plantações ilícitas estavam concentradas principalmente nas ilhas do Rio São Francisco e em zonas rurais de municípios do Sertão, incluindo:

Salgueiro

Dormentes

Cabrobó

Belém do São Francisco

Orocó

Floresta

Itacuruba

Parnamirim

Ação educativa em escola pública

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram

Ao término da operação, foi realizada uma palestra educativa na Escola Pública Paulo Fernando, em Salgueiro, dentro do Projeto GPRED, iniciativa da Polícia Federal em parceria com forças estaduais, profissionais da educação e voluntários da sociedade civil.

A ação tem como objetivo prevenir o uso de drogas, reduzir fatores de risco e fortalecer fatores de proteção, especialmente entre crianças e adolescentes, promovendo escolhas conscientes e aproximando a instituição policial da comunidade escolar.

A Operação Carcará reforça o compromisso das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas no Sertão nordestino, aliando repressão qualificada e ações preventivas.