O pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho (PSB), defendeu ontem (27) a criação da Universidade Federal do Sertão, uma escola de ensino superior e pós-graduação com capacidade de abranger o território que está fora do alcance da Universidade do São Francisco (Univasf). Segundo ele, o novo campus iria beneficiar milhares de jovens dos sertões do Moxotó, Pajeú, Araripe e Central, regiões que ainda enfrentam problemas com a formação profissional.
A grade de cursos para esta nova fronteira do ensino, de acordo com a proposta do socialista, seria definida após estudos de viabilidade técnica e debates com a sociedade organizada, envolvendo gestores públicos, organizações não governamentais, educadores e estudantes.
“Precisamos investir em educação, qualificando melhor os nossos jovens para as oportunidades que estão surgindo no Sertão do Nordeste. Vamos levar esta proposta ao futuro presidente da República, Eduardo Campos”, disse Fernando Bezerra.
Ele lembrou ainda que a infraestrutura é outro desafio para os sertanejos. “Precisamos investir em estradas, por um lado, e por outro acelerar a obra do Ramal do Entremontes, que irá resolver o problema da água no Sertão Central e no Sertão do Araripe, abrindo outra perspectiva para a agricultura irrigada”.
Blog: O Povo com a Notícia