Clientes das contas digitais
Nubank e PicPay acusam desde terça-feira (7) o sumiço de dinheiro de suas
contas. O montante supostamente desaparecido é do auxílio emergencial, mas não,
ele não sumiu. Ele voltou para a Caixa.
Beneficiários do auxílio emergencial precisam administrar o dinheiro pelo
Caixa Tem, aplicativo que apresenta falhas desde o início do pagamento dos R$
600.
Com a formação de filas nas agências e a falta de dinheiro em espécie, a
Caixa criou um cronograma para saque dos valores. Ao anunciar o pagamento da
terceira parcela do auxílio emergencial, referente a junho, o calendário
restringiu também as transferências para outros bancos.
Essas transações dependem da data de nascimento do beneficiário e poderão
ser feitas a partir de 18 de julho com um calendário que se estende até
setembro.
Enquanto isso, o beneficiário pode usar o aplicativo para ler QR-Codes em
maquininhas de cartão e pagar compras no comércio e também para pagar boletos.
Boa parte das contas digitais de fintechs do país aceita depósitos de
dinheiro em boleto, um serviço criado para driblar as altas taxas de
transferências bancárias do tipo DOC e TED.
No contexto do auxílio emergencial, a ferramenta passou a ser usada para
transferir o dinheiro para uma conta antes do calendário da Caixa.
O banco público procurou na terça Picpay e Nubank afirmando que havia
identificado pagamento de boletos em duplicidade e pediu o estorno de valores.
Segundo fontes do mercado financeiro, o pedido é praxe.
No entanto, após o início das devoluções do dinheiro, as fintechs
perceberam que várias das operações não eram em duplicidade, mas dois boletos
de mesmo valor pagos e com os respectivos comprovantes. Em vez de pagar um
único boleto de R$ 600, por exemplo, os clientes estavam pagando dois de R$ 300.
Os estornos à Caixa foram interrompidos após o diagnóstico do problema.
No Caixa Tem, a função de pagamento de boletos apresenta problemas e pede
ao usuário que tente fazer a operação mais tarde.
Em nota, o PicPay afirma que 2,9 milhões de usuários transferiram
benefícios para a conta digital e que a falha foi resultado de uma
instabilidade de no aplicativo da Caixa.
O Nubank escreveu em suas redes sociais que atendeu ao pedido da Caixa,
mas que ao perceber as críticas dos clientes, suspendeu os estornos e devolveu
os valores.
A Caixa não respondeu os questionamentos até a publicação desta
reportagem.
Esse é apenas um dos problemas do aplicativo da Caixa, que atende 65,2
milhões de brasileiros que perderam renda durante a pandemia do novo
coronavírus.
Para entrar no aplicativo, há uma fila de espera de horas.
Além dos beneficiários do auxílio emergencial, a Caixa vai usar o Caixa
Tem para pagar o saque de R$ 1.045 do FGTS. Os valores serão transferidos da
conta do fundo do trabalhador para a Caixa até 21 de setembro, também de acordo
com calendário que segue o mês de aniversário. Os saques e as transferências,
no entanto, só estarão disponíveis de de 25 de julho a 14 de novembro.
Blog: O Povo com a Notícia
