Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Escola de Itacuruba, no Sertão de PE, vence prêmio Gestão Escolar 2020

A Escola Estadual Professora Maria de Menezes Guimarães, no município de Itacuruba, no Sertão de Pernambuco, venceu o título de Referência Nacional em Gestão Escolar, com ações para manutenção do ensino/aprendizagem durante a pandemia.

Ela foi escolhida entre as mais de oito mil escolas inscritas na edição 2020 do Prêmio Gestão Escolar, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI).

A unidade de ensino teve a dinâmica diária modificada, e precisou se reinventar para garantir que as aulas fossem ofertadas de modo remoto, por meio de ferramentas virtuais. Esses recursos começaram a ser usados imediatamente, desde que as aulas presenciais foram suspensas, no dia 18 de março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19.

Para ampliar o desenvolvimento de aprendizagens diversas, foi criado um projeto para promover lives no Instagram, com professores da própria escola e convidados, de todas as disciplinas. Também foi planejado e realizado o projeto "Te vejo em casa". Nele, a equipe gestora imprimiu atividades e as enviou, quinzenalmente, para os estudantes que não tinham nenhuma possibilidade de acesso à internet. A entrega dessas atividades foi feita por integrantes da escola, com recursos próprios, tanto para os alunos da zona rural quanto para os da cidade.

Outra ação realizada pela escola foi garantir o acompanhamento junto a uma aluna portadora de Necessidades Educacionais Especiais (NEEs), cujas atividades eram diferenciadas e foram entregues na residência dela. Outra coisa foi a parceria com a emissora de rádio local, com um horário para ministrar aulas transmitidas pelas ondas do rádio, no Programa Fala, EREM, chegando em todas as casas, até onde o acesso é mais difícil.

O "Projeto Eu acredito em você", outra ação, que consistiu na realização de aulões quinzenais noturnos para os alunos de terceiro ano, com os descritores prioritários do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). O aulão teve o objetivo de esclarecer dúvidas e melhorar os níveis de aprendizagem dos estudantes.

Sobre o prêmio

prêmio Gestão Escolar 2020 é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI).

Ao todo, mais de 8 mil escolas se inscreveram e, destas, 5 foram selecionadas como as representantes de cada região do país. Elas estão no Amazonas, Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, e São Paulo. Elas já foram premiadas com R$ 10 mil, cursos de especialização da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e 7 notebooks e 10 tablets cada, cedidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Agora, concorrem ao prêmio de R$ 30 mil.

Entre as ações, estão a organização do conteúdo para as aulas remotas, manter contato com as famílias, ensinar pais e mães a usaram as plataformas, engajar os alunos a distância e até criar emails para os estudantes acessarem as plataformas. (Via: G1 Caruaru)

Blog: O Povo com a Notícia