Como acontece todos os anos, a Polícia Militar de Pernambuco está com um reforço mobilizado nas ruas, com ações ostensivas para garantir a tranquilidade de consumidores e comerciantes nesta época do ano, na qual o movimento das lojas fica mais aquecido por causa das compras de Natal.
O coronel Ronaldo Tavares, diretor adjunto de Planejamento Operacional da Corporação, explicou, nesta quinta-feira (3), que esse reforço não acontece apenas no Recife, mas em todo o Estado. O planejamento é feito de acordo com a expectativa de aquecimento de cada área.
A operação Papai Noel mobilizará mais de três mil policiais e cerca de 8.700 postos de trabalho espalhados em todo o território estadual. Recife e Região Metropolitana terão 6.091 postos ao longo do mês de dezembro, sendo que a capital será contemplada com esse reforço diariamente, no horário comercial, enquanto Olinda, Jaboatão e Paulista recebem atenção especial nos finais de semana.
No Agreste, haverá o reforço de 908 policiais militares e no Sertão, o efetivo empregado será de 445 policiais. O município de Caruaru, que recebe intensa visitação por causa do comércio de roupas, recebe a Operação Sulanca – são empregados 57 policiais a mais por edição da Feira da Sulanca. Eles atuam em patrulhamento a pé, motorizado e montado.
A Operação Sulanca tem dois focos definidos: atuar nas rodovias que dão acesso à cidade nas madrugadas que antecedem os eventos e realizar o policiamento ostensivo no perímetro da feira, dando segurança aos comerciantes, sulanqueiros e público em geral, que normalmente convergem para o Parque 18 de Maio e vizinhança. Serão 12 dias de feiras com o policiamento reforçado, totalizando 256 lançamentos extraordinários.
Em Garanhuns, que atrai público de dentro e fora do Estado pela beleza de sua decoração, ocorre a Operação A Magia Do Natal. O reforço implantado prevê guarnições e motopatrulheiros extras, aos sábados, domingos e feriados, totalizando o emprego de 188 PMs nos dias de evento.
Já a Operação Têxtil será responsável pela segurança em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, cidades bastante procuradas nesta época do ano, por causa de seu comércio. Além do policiamento ordinário, os municípios contarão, nos dias de feira, com o emprego extra de 20 PMs, além de outros 14 na véspera do Ano Novo, o que totaliza 374 lançamentos de PMs durante a operação.
Em Petrolina, no Sertão pernambucano, o efetivo extra mobilizado para a Operação Final de Ano será de 151 lançamentos, o que vai garantir a presença de mais 25 PMs, a cada final de semana, no centro comercial da cidade.
Blog: O Povo com a Notícia