O novo comandante a Polícia Militar de Pernambuco tomou posse nesta sexta-feira (04), em cerimônia realizada a portas fechadas, no Recife. O coronel José Roberto Santana substituiu o coronel Vanildo Maranhão, que, segundo o governo, pediu exoneração três dias após a repressão violenta de PMs ao protesto pacífico contra Bolsonaro, no sábado (29). Dois homens perderam a visão de um dos olhos na ação.
A posse do novo comandante ocorreu no Quartel do Derby, sede da Polícia Militar em Pernambuco, na área central do Recife. A imprensa não pode participar da cerimônia, no Salão Nobre do edifício. A justificativa da corporação para limitar o acesso é a pandemia de Covid-19.
A cerimônia contou com a participação do governador Paulo Câmara (PSB). Ele chegou logo cedo ao Quartel do Derby. O chefe do Executivo estadual foi recepcionado pela vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) e pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua Cavalcanti.
A exoneração de Vanildo Maranhão e a nomeação de José Roberto Santana foram publicadas no Diário Oficial de terça-feira (1º).
Na cerimônia de posse, os dois se posicionaram em frente ao governador Paulo Câmara (PSB) e à bandeira nacional, fizeram a passagem de comando e se cumprimentaram.
Em seguida, ambos discursaram seguidos pelo governador. Também participam da posse o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), e chefes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica.
Blog: O Povo com a Notícia