Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Número de casos de Covid na Copa América sobe para 53

Dados do Ministério da Saúde mostram que subiu para 53 o total de casos confirmados de Covid-19 entre jogadores, delegações e pessoas contratadas para atuar na Copa América.

Para comparação, até esta segunda (14), segundo dia de jogos, eram 41 casos confirmados.

Segundo a pasta, entre os registros com resultado positivo em exames, 27 ocorreram entre jogadores e membros das delegações e 26 entre prestadores de serviços contratados para o evento.

Esse grupo fica em Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro e inclui funcionários de hotéis, por exemplo. A pasta não deu mais detalhes dos casos.

Na segunda (14), o ministério chegou a divulgar que havia 31 casos de Covid entre jogadores e membros de delegações, mas o número foi revisto nesta terça. A pasta atribuiu a mudança a atualizações recebidas de equipes técnicas e da Conmebol.

Procurada, a Conmebol não comentou. Pessoas ligadas à confederação, porém, apontam que a diferença pode estar relacionadas à revisões, pela Saúde, no critério para contabilizar pessoas que atuariam como staff local. Para o grupo, o total de casos entre jogadores e membros das delegações seria de 18 até o momento.

Em nota, o Ministério da Saúde diz que tem feito testes de RT-PCR periódicos em envolvidos no evento -até o momento, foram 3.045 exames realizados. A positividade de casos por Covid-19 é de 1,70%.

Os resultados positivos terão amostras encaminhadas para sequenciamento genômico, técnica que verifica se a infecção ocorreu por alguma variante específica do coronavírus. A previsão é que os resultados saiam em até 14 dias.

Ao divulgar os primeiros registros de casos de Covid na Copa América, no sábado (12), a pasta informou que os casos confirmados têm sido mantidos em isolamento em hotéis até que seja cumprido o período de quarentena e haja teste negativo, quando então poderão deixar o país.

O protocolo de segurança do evento inclui ainda regras para os demais participantes, como testes a cada 48h para os jogadores, possibilidade de deixar o hotel restrita a treinos ou para questões de saúde. Equipes também usarão voos fretados e ônibus individuais, que serão higienizados antes e depois do uso. (Via: Folhapress)

Blog: O Povo com a Notícia