Comunidades ribeirinhas estão revoltados com os deputados federais baianos dos partidos de esquerda que votaram contra a Medida Provisória 1031/21, que viabiliza a desestatização da Eletrobras, e que vai revitalizar o Rio São Francisco.
Ao BNews, os moradores disseram que estão preparando protestos contra os deputados do PT, PSD, PSB, PCdoB e PODEMOS que votaram contra a MP, assim como os partidos de esquerda costumavam fazer: "O PT vai provar do mesmo veneno que fazia quando tinha as vendas das estatais, vamos protestar com faixas e outdoord com os nomes de todos eles".
No projeto, para a revitalização das bacias dos rios São Francisco e Parnaíba, a MP determina o aporte de total de R$ 350 milhões ao ano, corrigido pelo IPCA, para projetos de aumento da recarga do rio por meio das vazões dos afluentes e para projetos de flexibilidade de operação dos reservatórios.
Além do dinheiro, usinas da Eletrobras na região, sob controle da Chesf, deverão fazer contrato com o operador do projeto de integração das bacias do rio São Francisco com as do Nordeste Setentrional a fim de disponibilizar um montante médio anual de 85 MW por 20 anos ao preço de R$ 80,00/MWh corrigido pelo IPCA.
Blog: O Povo com a Notícia