Considerado um dos líderes de uma facção criminosa, um homem, identificado como Francisco Erlano Jorge da Silva, foi preso no Fórum de Tauá, no interior do Ceará. Ele atua na Guardiões do Estado (DGE). Tido como um dos 13 conselheiros da organização criminosa, o indivíduo também é conhecido como 'Vela', 'Mala Preta', 'Assane' ou 'Lano'.
Para capturar o rapaz, os policiais faziam campana em frente ao fórum, onde ele se apresentava mensalmente por uma exigência processual. Os agentes possuíam em mãos um mandado de prisão preventiva pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.
Do mesmo modo, ele comandava o tráfico de drogas na região, uma vez que intermediava a vinda de entorpecentes do Paraguai. Além disso, existe suspeita que Francisco tenha cometido torturas e usado "laranjas" para intimidar os investigadores.
O grupo do qual o rapaz faz parte comandou crimes de grande repercussão no estado cerense. Um deles aconteceu no ano de 2019, no mesmo período em que membros da alta cúpula da facção foram presos.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.