Socialite.activate (elemento, 'Widget');

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Lula favorece cidades de aliados com R$ 1,4 bilhões, diz site

Desde a sua posse em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repassou R$ 1,4 bilhão para seis cidades governadas pelo PT ou aliados. Foram beneficiadas Mauá, Araraquara, Diadema e Hortolândia, controladas pelo PT, e Cabo Frio e Belfod Roxo, governadas por aliados no Rio de Janeiro.

Segundo o Uol, os repasses (recursos do orçamento da Saúde, Cidades, Educação, Trabalho e Assistência Social) não tiveram o aval da área técnica ou justificativas detalhadas. Os valores são maiores do que os solicitados e com pedido de "prioridade" escrito à mão.

A liberação de verbas para as cidades teve prioridade em relação a cidades maiores ou com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Dois exemplos são Araraquara e Diadema, que receberam mais recursos da Saúde para exames e cirurgias do que 13 capitais, como Belo Horizonte, Porto Alegre e Maceió.

A assessoria do Palácio do Planalto afirmou que as demandas dos prefeitos seguem "critérios objetivos" e que "os recursos são liberados pelos ministérios de forma documentada". O UOL procurou os ministérios, mas as pastas não se manifestaram. Os prefeitos das cidades favorecidas também não retornaram à reportagem.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.