Uma das maiores chuvas de meteoros do ano já está acontecendo e terá o seu pico de visibilidade da terra entre a noite dessa sexta-feira (13) e a madrugada do sábado (14). As Geminídeas, como são chamadas, estão ativas desde o último dia 4, contudo, em decorrência da lua cheia, não tem sido vista com facilidade.
No Brasil, a visibilidade do fenômeno terá mais intensidade nas regiões mais ao Norte do país. Essa chuva de meteoros acontece todos os anos, de 2 a 21 de dezembro. Se nome é inspirado na constelação de Gêmeos, onde está localizado o ponto do céu em que mais meteoros costumam ter origem.
De acordo com o Observatório Nacional (ON), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a luminosidade da lua cheia pode interferir na visibilidade do fenômeno, contudo, meteoros mais brilhantes e bólidos devem ficar visíveis, especialmente durante as primeiras horas da madrugada.
O órgão também destacou que essa chuva tem ficado mais ativa com o passar dos anos. A expectativa é que o auge da atividade acontecerá em 2050.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.