Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 26 de janeiro de 2025

Sete líderes de fações criminosas são capturados em ação conjunta da SSP-BA

Equipes da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/ BA) tiraram de circulação sete líderes de organizações criminosas que atuam na Bahia, durante uma operação interestadual, que aconteceu entre a segunda-feira (20) e a sexta-feira (25). Três morreram em confronto com os agentes e quatro foram capturados.

Entre os detidos, estão duas mulheres, que estavam foragidas em estados do sudeste. Ainda na ação, dois homens foram pesos em flagrante e um adolescente, de 13 anos, foi apreendido.

De acordo com informações oficiais, policiais militares, federais, civis e rodoviáros federais da Bahia, Tocantins, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso e da FICCO Ilhéus, localizaram, na segunda-feira, três assaltantes de bancos e de carros-fortes. Os homens resistiram a prisão e foram mortos em confronto.

Já na terça-feira, durante a Operação EIRENE UM, um homem apontado como traficante de drogas e responsável por ordenar diversos homicídios, em Jéquié, no sudeste baiano, foi detido na zona rural da cidade de Extrema, em Minas Gerais, por policiais da FICCO Bahia e militares da 19ª BPM/BA, DPF/ MG e 59° BPM/ MG.
"Nosso combate incansável às facções ultrapassa as divisas do estado da Bahia.

abemos das conexões das facções do Nordeste com as do Sudeste e trabalharemos com integração e repressão qualificada contra a minoria que violenta as comunidades. Sem trégua e sem descanso", afirmou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Ainda na terça-feira, Claúdio Alves de Souza, que integra o Baralho do Crime da SSP e figura como o Três de Paus, foi preso no bairro Itinga, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador, por policiais civis do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC). Suspeito de mandar matar a ex-companheira, em agosto de 2023, ele vai responder por tentativa de feminicídio.

Durante as incursões, a polícia baiana conseguiu localizar e prender, em São Paulo e no Rio de Janeiro, cidades do sudeste brasileiro, duas mulheres que atuam no tráfico de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, além de corrupção de menores.
Uma delas, segundo a polícia, é a esposa de Anderson Souza de Jesus, o Buel, que é o Rei de Copas do Baralho da SSP. Ela é apontada como sendo a responsável em lavar o dinheiro da facção comandada pelo marido. A mulher, que estava foragida, foi detida por equipes da FICCO Bahia, DRACO/ BA e PC do RJ, no centro da capital do Rio de Janeiro.

A ex-Dama de Copas do Baralho do Crime da SSP, que estava foragida da Justiça,foi localizada em São Paulo. Na ocasião da prisão, acusada de comandar crimes de homicídios, em Jequié, estava com R$ 66 mil em espécie. Ela é casada com um traficante de São Paulo.

Nas investidas, foram apreendidos por policiais da 10ª CIPM (Candeias), em São Sebastião do Passé, interior da Bahia, um fuzil, uma submetralhadora, e uma granada. Nesta ação, um adolescente, de 13 anos, foi apreendido.

A polícia desmotou também um laboratório de refino de drogas, em Jitaúna, a 393 Km de Salvador. Foram recohidos no local, cerca de 70 kg de entorpecentes, prensa hidráulica, entre outros objetos. Dois suspeitos foram presos em flagrante. Já em Lauro de Freitas, policiais da 81ª CIPM (Itinga) e da CIPT/Rondesp Atlântico apreenderam 66kg de cocaína, ecstasy, haxixe e crack.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.