Uma resolução do Banco Central (BC) que entra em vigor, nesta segunda-feira (3), irá facilitar o pagamento de boletos com o PIX e cria condições para aumentar a concorrência no mercado de duplicatas. A nova regra esclarece e padroniza o uso do PIX estabelecendo a responsabilidade entre os participantes. As informações são do portal G1.
No uso do PIX, haverá um QR Code específico, inserido no próprio boleto. Uma novidade é o boleto dinâmico, que irá possibilitar a quem recebe pagamentos mensais em boletos antecipar o recebimento dos valores por outras instituições financeiras, não só aquela que emite o boleto.
Uma ou mais plataformas na internet, feitas e operadas pelo mercado financeiro, serão criadas, com supervisão do BC, para possibilitar o registro das chamadas "duplicatas escriturais" - títulos que provam os valores a receber.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.
"Do ponto de vista do fornecedor, vai ser algo extremamente simples, como apertar uma tecla e dizer: eu deixo tal banco ver minhas duplicatas. Todo mundo vai ver, e aí vai ter uma negociação que eles vão mandar cotações [taxas de juros] para esse fornecedor. Até a hora que ele defina com quem ele quer fazer negociação. Uma vez feita essa negociação, aí você vai ter o boleto dinâmico", explicou ao G1, Ricardo Vieira Barroso, Chefe de Divisão no Departamento de Normas do BC.