Um levantamento da Quaest contratado pela Genial Investimentos divulgado nesta quarta-feira (26) revela que 50% ou mais dos eleitores em 8 estados pesquisados reprova o 3º governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A desaprovação da gestão petista supera os 60% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Segundo o portal G1, a aprovação caiu mais de 15 pontos na Bahia e em Pernambuco, estados onde Lula venceu as eleições em 2022. Nestes dois últimos estados é a primeira vez que a desaprovação do presidente numericamente superou a aprovação.
Na Bahia, 51% desaprovam o governo federal (cresceu 18 pontos), enquanto 47% aprovam (queda de 19 pontos). Em Pernambuco, a desaprovação é de 50% contra 49% de aprovação. Aumento de 17 pontos na desaprovação e recuo de 16 pontos na aprovação.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro com brasileiros de 16 anos nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos em 7 estados, com a exceção de São Paulo, em que é de 2 pontos para mais ou menos.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.
Números em todo o Brasil:
- Aprova: 47% (eram 52% em dezembro);
- Desaprova: 49% (eram 47%);
- Não sabe/não respondeu: 4% (eram 2%).