Quem vai curtir o carnaval, precisa estar atento com a sua própria segurança. Com o grande fluxo de pessoas nas ruas, criminosos e oportunistas aproveitam a distração para aplicar golpes. O site Reclame AQUI sinalizou quais são os principais golpes durante a folia.
O primeiro golpe é o da maquininha, que ocorre durante as transações, podendo acontecer em qualquer estabelecimento. Nesse caso, os criminosos fazem com que os consumidores paguem um valor maior do que o combinado. Neste caso, pode haver também roubo de dados, com cópia dos dados do cartão da vítima, como senha, número e até código de segurança; troca de cartão; cobrança duplicada, em que o golpista pede para efetuar o pagamento duas vezes; e alteração do valor da compra.
O segundo golpe é a aproximação indesejada, que permite pagamentos rápidos sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha ou digitar uma senha. Assim, os criminosos aproveitam a distração e passam maquininhas perto do bolso, efetuando o pagamento.
Em seguida, apareceu na lista o Golpe do Pix, através da criação de QR Codes falsos, que direcionam o pagamento para contas de golpistas. Por fim, está o golpe através do roubo de celulares, visto que, no Carnaval, as ocorrências de roubo e furto de celular aumentam. Desta forma, os golpistas pegam o aparelho desbloqueado e exploram dados de armazenamento e de aplicativos de bancos, carteiras digitais e redes sociais.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.