A partir desta terça-feira (11), o Instagram vai passar a restringir automaticamente as contas de adolescentes no Brasil e em outros países da América Latina. Agora, os perfis de usuários menores de 18 anos só poderão ter as restrições retiradas com a autorização dos responsáveis.
As mudanças foram anunciadas pela empresa Meta, dona da rede social e do Facebook, no fim do ano passado, após receber processos judiciais e críticas da comunidade científica por ser acusada de estar ciente de que o Instagram é danoso para a saúde mental de jovens.
Com as restrições, as contas de adolescentes serão configuradas como privadas por padrão, limitando mensagens, marcações e menções apenas a seguidores e conexões existentes. Os usuários menores de idade também não receberão notificação entre 22h e 7h. Também serão restritos exposição de conteúdo sensível, como postagens com nudez, violência ou promoção de procedimentos estéticos, nas abas Explorar e Reels.
Já para adolescentes menores de 16 anos, a alteração das configurações só será possível com a autorização dos pais, ou seja, vão precisar vincular suas contas à de um adulto responsável. A idade mínima para utilizar a plataforma é 13 anos.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.