Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Agentes penitenciários são proibidos de entrar em presídios durante folga


Para tentar acabar com a entrada irregular de drogas e armas, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) está criando novas medidas de segurança nos presídios de Pernambuco. Uma delas, é a proibição de que servidores – incluindo agentes penitenciários – tenham acesso às unidades prisionais nos dias em que estiverem de folga. A medida foi anunciada na última semana em portaria interna enviada aos servidores.

Não é novidade a desconfiança de que alguns funcionários estejam entre os responsáveis por entregar aos presos materiais ilícitos, mediante pagamento ou troca de favores. Além disso, nos últimos anos, vários agentes foram investigados e alguns até demitidos por suspeita de participação em esquemas desse tipo.

Em setembro de 2017, a Seres também criou regras para a entrada de grupos religiosos nos presídios.

Já na nova portaria, a Seres determina que os servidores que estiverem de folga só poderão entrar em alguma unidade prisional sob autorização prévia do gestor responsável. Inclusive, se forem convocados em situações de crise.

No último sábado (25), uma briga entre detentos no Complexo Prisional do Curado, na Zona Oeste do Recife resultou em morte. Jonh Lenon de Brito da Silva, de 29 anos, foi assassinado a tiros. Outros presos também ficaram feridos. (Via: Ronda Jc)

Blog: O Povo com a Notícia