Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Lula tem encontro com Sarney após Bolsonaro tentar se aproximar de emedebista

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney (MDB) tiveram um encontro em Brasília na manhã desta quinta-feira (06), pouco mais de uma semana depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter tentado uma aproximação com o emedebista.

A reunião entre Lula e Sarney já era esperada, mas só foi informada pela equipe do petista no fim da tarde, horas depois de ter acontecido, quando uma foto dos dois ex-presidentes foi publicada nas redes sociais. Sarney proibiu seus assessores de dar informações sobre o encontro.

“O ex-presidente Lula queria vê-lo, também a dona Marly (esposa de Sarney), então, foi fazer uma visita. O ex-presidente Sarney tem um grande carinho pelo ex-presidente Lula, um grande respeito, e é recíproco também”, disse a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR).

Na semana passada, quando a CPI da Covid foi instalada no Senado, Bolsonaro procurou Sarney, encontro que não apareceu na agenda oficial do atual ocupante do Palácio do Planalto e foi articulado pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

A reunião entre Bolsonaro e Sarney se deu em um momento em que o governo está acuado por causa da comissão, que tem como relator um outro emedebista, Renan Calheiros (AL).

“A visita de Lula não tem nada a ver com a visita de Bolsonaro. O encontro já estava pensado pelo ex-presidente Lula em, vindo a Brasília, fazer uma visita ao ex-presidente Sarney, que, aliás, sempre foi solidário com o ex-presidente durante todo esse tempo aí que ele lutou para denunciar o processo de injustiça, da prisão dele, o processo de Sergio Moro”, disse Gleisi.

Lula está em Brasília desde a última segunda-feira (03), em uma série de encontros políticos e diplomáticos. A maioria das reuniões acontece no “bunker” que Lula montou em um hotel na região central da capital federal. Nesta sexta-feira (07), ele ainda deve receber a bancada petista do DF.

Esta é a primeira vez que Lula vai a Brasília desde que retomou seus direitos políticos.

Blog: O Povo com a Notícia