Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 30 de novembro de 2021

DF investiga se homem que veio da África foi infectado pela Ômicron

Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF), informou, nesta terça-feira (30/11), que monitora um homem proveniente da África do Sul, que desembarcou em Guarulhos no último dia 27 e depois veio para Brasília. O teste que o passageiro fez deu positivo para Covid.

O voo é o mesmo em que estava o outro caso confirmado de Covid-19, identificado em São Paulo.

Nesta terça, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), cancelou as festas programadas para o Réveillon 2022 em Brasília.

O viajante, que está na capital da República, fez teste para detectar o Sars-CoV-2 nessa segunda-feira (29/11) no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). O resultado foi positivo. Trata-se de um homem na faixa etária entre 40 e 49 anos, que recebeu três doses da vacina contra o novo coronavírus. O indivíduo permanece assintomático e está em isolamento domiciliar desde que chegou à capital.

O Lacen-DF já iniciou as análises para sequenciamento genético da amostra com o objetivo de verificar se a infecção é causada pela Ômicron, a nova variante que surgiu na África do Sul e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como de alto risco para o planeta. O prazo para conclusão do exame é de quatro dias. O Cievs-DF permanece monitorando o caso.

Até o momento não há ocorrências confirmando que a variante Ômicron chegou ao Distrito Federal. São Paulo e Minas Gerais também investigam situações suspeitas.

Outros casos

No domingo (28/11), a amostra do teste viral do passageiro brasileiro que desembarcou na capital paulista chegou ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A expectativa é que o resultado do sequenciamento seja concluído na quarta-feira (1/12).

No entanto, de acordo com informações da Folha de S. Paulo, o resultado a respeito da Ômicron pode ser inconclusivo. Esse caso é a primeira suspeita da presença da variante em solo brasileiro.

Ômicron: exame de brasileiro vindo da África indica baixa carga viral.

Uma mulher que não se vacinou contra a Covid-19 está internada em Belo Horizonte (MG) com a doença depois de passar pelo Congo, na África, continente em que a variante Ômicron foi identificada pela primeira vez. Agora, a prefeitura investiga se ela foi infectada pela nova cepa. A nacionalidade da paciente não foi informada.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de BH, a mulher deixou o Congo no último dia 17, passou pela Turquia e desembarcou em São Paulo no dia 20. Na mesma data, ela chegou à capital mineira.

A paciente começou a sentir os sintomas de Covid-19 no dia 22 de novembro e procurou atendimento médico. Ela está internada no Hospital Odilon Behrens. (Via: Metrópoles)

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.

Blog: O Povo com a Notícia