O Anuário de Segurança sobre os dados de furtos de celulares no Brasil foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nesta quinta-feira (24).
O estudo é realizado desde 2011 e usa como base os registros de crimes anuais realizados pelas secretarias de segurança pública dos estados do Brasil e do Distrito Federal. Em 2024, os roubos e furtos de celulares registrados caíram 13%, mas alcançaram 917 mil casos.
Os resultados deste Anuário apontam que a diminuição dos roubos e furtos representam um fator favorável, mas é preciso melhorar a recuperação de celulares e a devolução para os donos. O estudo ainda relatou que “essa deveria ser uma agenda a ser priorizada”.
Os fins de semana são os maiores incidentes com 34% dos registros criminosos: 18% aos sábados e 16% aos domingos.
Mulheres e homens estão empatados com 50% entre as vítimas escolhidas como alvo dos criminosos e 46% dos furtos são celulares roubados de pessoas têm faixa etária entre 20 a 39 anos.
As capitais em que ocorrem mais casos destes celulares roubados são:
- São Luís (MA)- 1600 aparelhos levados a cada 100 mil habitantes;
- Belém (PA)- 1452 aparelhos levados a cada 100 mil habitantes;
- São Paulo (SP)- 1425 aparelhos levados a cada 100 mil habitantes
Referente a recuperação dos celulares, o estudo revelou que 1 em cada 12 celulares roubados ou furtados são recuperados pelas polícias (8% dos crimes). Apenas 12 estados e o DF têm programas locais para realizar a recuperação dos celulares: (AL, BA, CE, MA, PB, PE, SE, PI, ES, MG, PA, AM e o DF).
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram