A expansão do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV), consideradas as duas principais facções do Brasil, obrigou o Governo Federal a buscar estratégias mais severas e para tentar frear essas duas organizações criminosas.
Conforme divulgado pelo G1, o governo Lula, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), está preparando um 'Plano Real' para combater as facções. A medida será apresentada pelo ministro do MJSP, Ricardo Lewandowski, ao Congresso Nacional como um Projeto de Lei (PL).
Dentre os pontos abordados no Plano Real estão a criação de um banco nacional para mapear os grupos criminosos e os seus integrantes, mudanças nas regras que punem os agentes públicos e as empresas que atuem em parceria com as facções, aumento nas penas relacionadas a facções e outras.
A estratégia foi inspirada no Plano Real da década de 1990 que conseguiu resolver os graves problemas econômicos enfrentados pelo país naquele período. Desta vez, o foco é no âmbito da segurança pública.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram