Socialite.activate (elemento, 'Widget');

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

HORA DO ADEUS: Orelhões serão retirados das ruas do Brasil inteiro; Saiba detalhes

Em 2026, os telefones públicos, conhecidos como orelhões, vão se transformar em memórias de um tempo antigo, pois o processo de retirada definitiva das ruas de todo Brasil vai começar em breve.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que 38 mil ‘orelhões’ ainda existem no Brasil. De acordo com o g1, o processo de retirada dos telefones públicos se dá pela falta de utilização por conta dos smartphones e que em 2025, as concessões do serviço de telefonia das cinco empresas responsáveis pelos aparelhos chegaram ao fim.

Mas a retirada não será imediata. A partir de janeiro, a remoção em massa vai começar em aparelhos que estão desativados. Apenas as cidades sem opção de comunicação por não ter redes de celulares vão permanecer com o serviço ativo até 2028.

O processo vem acontecendo nos últimos anos. Dados da Anatel revelam que, em 2020, o Brasil ainda tinha cerca de 202 mil orelhões nas ruas. A agência determinou que as empresas devem redirecionar os recursos para investimentos em redes de banda larga e telefonia móvel, tecnologias que estão dominando a comunicação no país.

Ao todo, 33 mil orelhões permanecem ativos, enquanto quase 4 mil estão em manutenção.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram