Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 24 de janeiro de 2026

Megatempestade cancela milhares de voos neste fim de semana; saiba mais

Milhares de voos foram cancelados nos Estados Unidos, neste fim de semana,  incluindo rotas internacionais, depois que uma megatempestade avançou pela região. Até o momento, mais de 9 mil decolagens para o país previstas no período foram suspensas em razão das condições meteorológicas adversas.

No Brasil, o voo TAM 8180, que sairia neste sábado do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Nova York, foi cancelado. A LATAM Airlines, responsável pela operação, afirmou que viagens de e para Nova York e Boston previstas entre sábado e segunda-feira serão canceladas ou sofrerão atrasos.

Em nota, a companhia afirmou que o cenário é “totalmente alheio ao controle da empresa” e que está dando aos passageiros a assistência prevista em lei. “A segurança é um valor inegociável, e todas as decisões operacionais seguem critérios rigorosos para garantir uma viagem segura e confiável”, declarou.

As decolagens do Brasil para os Estados Unidos seguem normalmente, mas alguns passageiros podem ter problemas para completar o trajeto devido a cancelamentos nas escalas internacionais.

Monitoramento e alterações

De acordo com o site de monitoramento FlightAware, ao menos 25 voos que irão partir de São Paulo com conexão no exterior tiveram o segundo trecho, que parte da escala e leva aos Estados Unidos, cancelado.

Nos aeroportos do Galeão, Viracopos, Confins, Manaus, Curitiba e Florianópolis, as partidas também continuam programadas normalmente, embora haja registros de cancelamentos nas escalas em locais como Cidade do Panamá, Bogotá, Miami, Santiago e Atlanta, segundo o site.

No Aeroporto Internacional de Brasília, os voos para os Estados Unidos programados nesta manhã decolaram de acordo com o previsto. A Gol, responsável por essas partidas, informou que os voos que partem do Brasil para os EUA operados pela companhia seguem sem alterações.

As alterações ocorrem em meio ao aumento da tempestade, que mantém cerca de 140 milhões de pessoas sob alerta em uma faixa que se estende do Novo México à Nova Inglaterra. Só no sábado, mais de 3,4 mil voos foram impactados; no domingo, o número ultrapassou 5 mil, de acordo com o FlightAware.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA prevê nevascas volumosas e a formação de uma extensa camada de gelo classificada como catastrófica, cobrindo áreas do leste do Texas até a Carolina do Norte. Especialistas alertam que o acúmulo de gelo pode causar danos comparáveis aos de furacões, com risco de colapso em redes elétricas, longas interrupções no fornecimento de energia e sérios impactos na mobilidade.