Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Estado do Nordeste confirma primeiro caso de superfungo em paciente; Saiba detalhes

O Rio Grande do Norte (RN) teve o primeiro caso da presença do fungo Candida auris, conhecido como superfungo, em um paciente espanhol sem nome revelado e de 58 anos, nesta quinta-feira (5).

A confirmação do caso foi informada pela Secretaria de Saúde Pública do estado (Sesap). De acordo com o g1, o fungo acendeu o sinal de alerta e gerou preocupação das autoridades de saúde por ser resistente a medicamentos. Ele se instala principalmente em pessoas que estão no sistema imunológico enfraquecido pelo ambiente hospitalar.

A presença do fungo no paciente foi alertada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) no último dia 20 de janeiro e confirmada com testes de genótipo, em um laboratório em São Paulo (SP). O paciente chegou no local no último dia 16 de janeiro com quadro de insuficiência cardíaca

Segundo a Sesap, o paciente está isolado, segue internado tratando a condição de saúde cardíaca que o levou ao hospital e tem um quadro estável. A pasta ainda ressaltou que não existe nenhum outro caso em investigação e que a situação do paciente é supervisionada pelo Ministério da Saúde.

A Candida auris é considerada um fungo emergente e raro no Brasil, pois foi registrada em poucos estados do Brasil, como Bahia, Pernambuco e Minas Gerais. A infecção pode ser fatal e a primeira ocorrência identificada foi em 2009, no ouvido de uma paciente internada no Japão.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi notificada sobre o possível primeiro caso positivo de Candida auris no Brasil em dezembro de 2020, em um paciente internado na Bahia. O superfungo foi identificado após análises laboratoriais e após o caso, o país registrou diversos surtos.

O vírus inclui risco para internação em unidades de terapia intensiva, hospitalização prolongada ou em instituições de longa permanência, uso de cateter venoso central e outros tratamentos invasivos.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram