Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 27 de março de 2016

Governo dá prazos para conclusão de obras pendentes


O levantamento feito pelo Tribunal de Contas do Estado sobre a situação das obras paralisadas em Pernambuco foi finalizado no ano passado, após a entrega da prestação de contas de 2014 por parte das prefeituras e do governo estadual. Um novo mapeamento será feito este ano e divulgado até o final do primeiro semestre. Apesar de ser relativo a 2014, o atual balanço foi atualizado não só em relação aos valores investidos, como também o TCE incluiu novas obras ao longo dos últimos meses. “Muitos dos projetos de mobilidade, por exemplo, não estavam na lista. Agora eles já podem ser considerados paralisados”, explica Rogério Carvalheira, responsável pelo levantamento.

Por solicitação do tribunal, prefeituras e governo do Estado encaminharam ofícios informando a situação atualizada das obras pendentes. Em relação à Barragem Serro Azul, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico informou que o empreendimento apresenta 85% do projeto executado. O reservatório está sendo construído em três turnos de trabalho, com previsão de entrega no próximo mês de junho.

Sobre as obras de mobilidade, a Secretaria das Cidades afirmou que o Terminal Integrado de Abreu e Lima, a Estação Complexo Salgadinho do BRT e duas passarelas do Corredor Norte-Sul ficam prontos até maio deste ano. Após a rescisão do contrato com a empresa Mendes Júnior para execução do Corredor Leste-Oeste, a secretaria fez levantamento do remanescente do que ficou inacabado. A previsão é de que seja aberto novo processo licitatório em maio. Já o Ramal da Copa terá a obra retomada até o final deste ano.

A previsão de construção do ramal do BRT da Avenida Agamenon Magalhães é 2017. Houve desistência da empresa vencedora da licitação e a secretaria está em processo de distrato contratual. Ainda não há um cronograma para informar em quanto tempo os serviços serão executados. Em relação à dragagem do Rio Capibaribe, para a implantação de uma linha fluvial, já foram dragados 8,5 quilômetros, o que corresponde a 80% do projeto. A dragagem foi interrompida em função das palafitas que se encontram nas margens do rio.

De acordo com a Compesa, a reforma e ampliação da estação de esgotos da Cabanga teve o projeto alterado para readequação da solução técnica. Até o próximo mês, a empresa espera publicar o edital de licitação para execução do projeto. (Via: JC)

Blog: O Povo com a Notícia