Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Até agora, a onda por virada de Haddad ainda é marola digital, diz especialista


Veja o relatório da ANÁLISE BITES, de São Paulo

Empolgados com a perspectiva de uma reversão no próximo domingo, os aliados de Fernando Haddad no universo digital estão tentando desde ontem à noite, a partir da divulgação da pesquisa do Datafolha, criar fluxos contínuos na Internet para impactar a opinião pública digital. Nas últimas horas, essa é a percepção que prevalece nas bolhas algorítmicas dos eleitores do candidato do PT, mas a esperada onda, hoje até às 11h, ainda é uma marola digital. 

Os dados mapeados pelo Sistema Analítico BITES indicam que os partidários digitais de Fernando Haddad buscam com intensidade o seu objetivo, mas há uma reação bem estruturada dos defensores de Jair Bolsonaro. É a última grande batalha da guerra trava pelo PT e o PSL no segundo turno. 

Entre os 4,6 milhões de tweets produzidos no Brasil até às 11h de hoje, Bolsonaro estava presente em 265 mil posts contra 167 mil dedicados a Fernando Haddad.

No conjunto das dez hashtags mais utilizadas na manhã dessa sexta-feira, 26, último dia do horário eleitoral, os bolsonaristas emplacaram cinco, sendo #nemvemquenaotemPT (94.272 menções) a mais utilizada no Twitter. No total, as hashtags pró-Bolsonaro foram reproduzidas 170.827 vezes contra 38.863 para as duas de Haddad (#horadavirada e #haddad13).

Também há outro fenômeno que está enfraquecendo a narrativa do PT em função do resultado do Datafolha.

Hoje, a XP Investimentos e a revista Crusoé publicaram pesquisas nas quais Bolsonaro continua com relativa distância de Haddad. Mesmo não fazendo parte do binômio Ibope / Datafolha, os resultados estão alcançando uma boa taxa de dispersão junto à opinião pública digital.

No Twitter, a expressão Datafolha foi utilizada 34 mil vezes até às 11h30. A busca XP mais Crusoé registrou 32 mil.

“Os petistas podem ter acordado tarde demais para a importância da Internet. Esse movimento das últimas 24 horas comprova que Haddad poderia ter impactado mais seu adversário se a sua rede de aliados registrasse a mesma disciplina e coesão dos bolsonaristas”.

Blog: O Povo com a Notícia