Veja o relatório da ANÁLISE
BITES, de São Paulo
Empolgados com a perspectiva de uma reversão no próximo domingo, os
aliados de Fernando Haddad no universo digital estão tentando desde ontem à
noite, a partir da divulgação da pesquisa do Datafolha, criar fluxos contínuos
na Internet para impactar a opinião pública digital. Nas últimas horas, essa é
a percepção que prevalece nas bolhas algorítmicas dos eleitores do candidato do
PT, mas a esperada onda, hoje até às 11h, ainda é uma marola digital.
Os dados mapeados pelo Sistema Analítico BITES indicam que os partidários
digitais de Fernando Haddad buscam com intensidade o seu objetivo, mas há uma
reação bem estruturada dos defensores de Jair Bolsonaro. É a última grande
batalha da guerra trava pelo PT e o PSL no segundo turno.
Entre os 4,6 milhões de tweets produzidos no Brasil até às 11h de hoje,
Bolsonaro estava presente em 265 mil posts contra 167 mil dedicados a Fernando
Haddad.
No conjunto das dez hashtags mais utilizadas na manhã dessa sexta-feira,
26, último dia do horário eleitoral, os bolsonaristas emplacaram cinco, sendo
#nemvemquenaotemPT (94.272 menções) a mais utilizada no Twitter. No total, as
hashtags pró-Bolsonaro foram reproduzidas 170.827 vezes contra 38.863 para as
duas de Haddad (#horadavirada e #haddad13).
Também há outro fenômeno que está enfraquecendo a narrativa do PT em
função do resultado do Datafolha.
Hoje, a XP Investimentos e a revista Crusoé publicaram pesquisas nas quais
Bolsonaro continua com relativa distância de Haddad. Mesmo não fazendo parte do
binômio Ibope / Datafolha, os resultados estão alcançando uma boa taxa de
dispersão junto à opinião pública digital.
No Twitter, a expressão Datafolha foi utilizada 34 mil vezes até às 11h30.
A busca XP mais Crusoé registrou 32 mil.
“Os petistas podem ter acordado tarde demais para a importância da
Internet. Esse movimento das últimas 24 horas comprova que Haddad poderia ter
impactado mais seu adversário se a sua rede de aliados registrasse a mesma
disciplina e coesão dos bolsonaristas”.
Blog: O Povo com a Notícia