Socialite.activate (elemento, 'Widget');

domingo, 7 de outubro de 2018

PERNAMBUCO: Para o Senado, 3 disputam 2 vagas


As últimas pesquisas Ibope e Datafolha do primeiro turno mostram o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB) e Humberto Costa (PT) empatados em primeiro lugar na disputa pelas duas vagas do Senado. O deputado federal Mendonça Filho (DEM) aparece em terceiro nos dois levantamentos.

Na pesquisa JC/Ibope/TV Globo, Jarbas aparece com 26% e Humberto com 25% dos votos válidos. Mendonça marca 19%. Bruno Araújo (PSDB) tem 11%. E Silvio Costa (Avante) aparece com 9%. Pastor Jairinho (Rede) tem 4%. Adriana Rocha (Rede) marca 2%. Albanise (PSOL), Alex Lima Rola (PCO), Eugênia (PSOL), Hélio Cabral (PSTU) e Lídia Brunes (PROS) têm 1% cada.

O Datafolha aponta Humberto com 27% e Jarbas com 26%. Mendonça Filho marca 18%. Silvio Costa tem 10%, e Bruno Araújo, 9%. Pastor Jairinho marca 4%, e Adriana Rocha, 2%. Albanise, Eugênia, Hélio Cabral e Lídia Brunes aparecem com 1%. Alex Lima Rola não pontuou.

Para o cientista político Arthur Leandro, pesquisador do Observatório do Poder, Jarbas saiu fortalecido da queda de braço com o senador Fernando Bezerra Coelho pelo comando estadual do MDB. Ele também teria se beneficiado da lembrança do eleitor do seu período como governador.

“Humberto tinha dificuldade junto à militância do PT. Mas acabou se favorecendo pela construção da chapa do governo. Ele também tem a imagem mais associada a Lula. Do outro lado, Mendonça e Bruno tiveram dificuldade do ponto de vista de construção da sua campanha de criar uma marca, em função da impopularidade do governo Temer. Eles tinham que apresentar o que fizeram como ministros, mas não citar o governo do qual vinham. E algumas das vitrines, como as obras do Minha Casa, Minha Vida citadas por Bruno, são muito identificadas como ações do PT”, argumenta ainda Arthur Leandro.

Para Priscila Lapa, também não há mudança significativa no cenário para o Senado, que já vinha se consolidando ao longo das últimas pesquisas. “Não tem um movimento de nenhum consumir voto do outro. Então o eleitor deve acompanhar o voto de Paulo e essa tendência de Haddad aqui em Pernambuco. O quadro está mais ou menos resolvido e deve consolidar as vitórias de Jarbas e Humberto”, projeta.

As assessorias de Bruno Araújo, Humberto Costa, Jarbas Vasconcelos, Mendonça Filho e Silvio Costa foram procuradas ontem, mas eles não quiseram comentar o resultado das pesquisas.

Blog: O Povo com a Notícia