Passadas as eleições, ainda repercute em Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, a virada histórica que aconteceu na cidade durante a apuração dos votos no último domingo (15). Toda a militância do agora ex-prefeito Humberto Mendes (PSB), já comemorava a reeleição. Humberto contabilizava mais de 11 mil votos e todos já acreditavam na vitória do socialista.
Mas, muitos não contavam que o atraso na atualização dos dados do Tribunal Superior Eleitoral, pudesse mudar tudo. E, foi exatamente o que aconteceu. No apagar das luzes, após uma nova atualização no site do TSE, o candidato da oposição, George Duarte (PP) protagonizou uma virada histórica na cidade e ultrapassou Humberto, se tornando o novo prefeito de Santa Maria da Boa Vista. George teve 11.451 votos, contra 11.309 de Humberto.
Para a surpresa de muita gente, os eleitores de cada grupo se dividiram em diferentes pontos da cidade, próximos aos locais de votação, e mesmo com um verdadeiro clima de “Copa do Mundo”, mantiveram o respeito um para com o outro, reconhecendo a força e a votação expressiva de cada candidato.
Muitas cidades do Sertão preferiram não esperar o definição do TSE para comemorar ou lamentar o resultado das eleições deste ano. Os dados foram obtidos e divulgados por vários veículos de comunicação, por meio da apuração de boca de urna mesmo, por conta do atraso na contagem oficial de votos. Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, “houve uma falha em processadores de um computador que provocou lentidão na totalização dos votos e, consequentemente, na divulgação dos resultados”. Ele também rechaçou qualquer possibilidade de fraude no pleito. (Por Carlos Britto)
Blog: O Povo com a Notícia