Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sábado, 15 de maio de 2021

Adversários de Lula e Bolsonaro miram 49% de indecisos no Datafolha

Enquanto a última pesquisa do Instituto Datafolha mostra a preferência do eleitorado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 41% das intenções de voto, e pelo presidente Jair Bolsonaro, com 23%, articuladores de candidaturas de centro tentam se apegar aos números de indecisos para justificar a viabilidade da terceira via. Faltando cerca de um ano e meio para a eleição presidencial, quase metade dos eleitores diz que não sabe em quem votar quando o entrevistador não lhe apresenta os nomes de quem deve concorrer.

De acordo com o Datafolha, 49% dos eleitores não disseram o nome de nenhum candidato na pesquisa espontânea. O número é semelhante a de levantamentos feitos em momentos semelhantes de eleições passadas pelo menos instituto. Os indecisos eram 52% no fim do primeiro semestre de 2017 e 50%, no mesmo período de 2013. Analistas acreditam que há espaço para uma eventual candidatura de centro crescer entre jovens e desempregados, grupos atingidos diretamente por restrições da pandemia do coronavírus e a crise econômica.

Entre os desempregados que desistiram de procurar trabalho, 63% não souberam citar o nome de nenhum eventual candidato quando questionados sobre em quem pretendem votar e o entrevistador não apresentou a lista de quem deve concorrer. O índice supera a metade também entre donas de casa (56%), estudantes (55%) e desempregados que procuram emprego (53%), de acordo com o levantamento. A região Sul tem o maior percentual de indecisos: 56%.

Por outro lado, o voto está mais consolidado entre quem tem mais estabilidade financeira. Há 35% de indecisos entre empresários, 38% entre funcionários públicos, 44% entre aposentados e 47% entre assalariados sem registro. Moradores do Nordeste, reduto eleitoral de Lula, são os menos indecisos (42%). A região é a que dá maior rejeição a Bolsonaro.

Falta de nome

O ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, diz que a pesquisa mostra que o candidato com potencial para arrebatar votos que não vão para Bolsonaro nem para Lula ainda não foi posto em jogo. Nem Sergio Moro nem Luciano Huck, Luiz Henrique Mandetta (DEM), João Doria (PSDB) ou João Amoêdo (Novo) atingiram 1% de citações na pesquisa espontânea. Na estimulada, quando a lista de possíveis candidatos é mostrada ao entrevistado, nenhum deles passou de 7%.

Kassab afirma ser muito cedo para confiar em números, mas diz enxergar algumas tendências, como a de um possível enfraquecimento de Bolsonaro que daria lugar a um candidato do chamado “centro” num eventual duelo com o PT.

— O termo derretimento é agressivo porque o presidente está no governo e pode ter a oportunidade de se recuperar. Mas é evidente que se o Bolsonaro tiver uma continuidade na sua fragilização, pode acontecer de ele ficar de fora do segundo turno e um candidato de centro enfrentar a esquerda, declarou.

O ex-ministro tem dito que o PSD terá candidato próprio à presidência da República, mas, em alguns estados, filiados à sigla gostaria de ter o apoio do PT.  

Blog: O Povo com a Notícia