Socialite.activate (elemento, 'Widget');

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Pernambuco recebe mais 226.850 doses de vacinas contra a Covid e pretende finalizar imunizações pendentes

Um novo lote com 226.850 doses de vacinas contra a Covid-19 chegou a Pernambuco nesta quinta-feira (13). São 86.600 unidades da CoronaVac/Butantan e 140.250 da AstraZeneca/Fiocruz. Com a nova remessa, de acordo com o governo, será possível finalizar o esquema vacinal das pessoas que estão aguardando a imunização.

As vacinas da Astrazeneca são para a segunda dose de pessoas entre 65 e 69 anos. As da Coronavac vão para a segunda aplicação de quem tem entre 65 e 69 anos e para os trabalhadores de Saúde.

Ela seguirá para distribuição para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). A disponibilização aos municípios ocorre ainda na madrugada da sexta-feira (14).

Segundo o governo, os municípios receberão cerca de 71 mil doses da Coronavac. O saldo restante ficará com o Programa Estadual de Imunização para possíveis ajustes, de acordo com a necessidade e justificativas dos gestores municipais.

Com a chegada da nova remessa de imunizante contra a Covid-19, Pernambuco totaliza 3.409.430 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.916.760 da Coronavac/Butantan, 1.428.320 da Astrazeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech.

Já estão sendo imunizados nesta campanha todas as pessoas a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais.

Também estão sendo contemplados trabalhadores de Saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC.

Vacinas para grávidas e puérperas do interior

As doses da Pfizer/BioNTech destinadas à vacinação das grávidas e mulheres até 45 dias após o parto [puérperas] do interior do estado têm previsão de chegada a Caruaru, no Agreste pernambucano, por volta das 8h30, e a Serra Talhada, no Sertão, às 11h. Para Petrolina, será por volta das 10h.

A retomada de imunização desses grupos foi definida na quarta-feira (12), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) com os gestores municipais.

As cidades de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Recife, que também estão utilizando esse imunizante, já contam com logística de abastecimento.

Ao todo, 46,8 mil vacinas serão usadas na ação. As cidades que receberão o imunizante da Pfizer serão polo para imunização das gestantes e puérperas de todo o estado.

Como a vacina da Pfizer precisa de uma conservação específica, foi montado um plano logístico para que cada polo possa receber as gestantes e puérperas da região.

“Esse será um modelo para que possamos, futuramente, a depender da disponibilidade de mais vacinas desse fabricante, expandir para mais localidades”, destacou a superintendente de Imunização da SES-PE, Ana Catarina de Melo, em pronunciamento transmitido na internet.

O imunizante da Pfizer pode ficar armazenado por até 14 dias entre – 25°C e – 15°C. Ao ser entregue às cidades, a vacina pode ser guardada em temperatura entre 2° C e 8° C, mas somente por, no máximo, 5 dias [período que já está incluso nos 14 dias citados].

A expansão da Pfizer para o interior foi necessária após a suspensão por parte da Anvisa e do Ministério da Saúde (MS) do uso da Astrazeneca/Fiocruz nesse público.

A Secretaria Estadual de Saúde aguarda uma nota técnica com as orientações sobre como ficará a finalização do esquema vacinal das que já fizeram a primeira dose com a Astrazeneca.  (Via: G1)

Blog: O Povo com a Notícia