O Tribunal Superior Eleitoral determinou a suspensão do inquérito sobre os institutos de pesquisa de opinião, aberto junto a Polícia Federal. A decisão, do ministro Alexandre de Moraes, suspende qualquer iniciativa que possa ser tomada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica: “compete à Justiça Eleitoral a fiscalização das entidades de pesquisa”, justificou Moraes.
“Ambas as determinações do Ministério da Justiça (sobre a PF) e Cade são baseadas unicamente em presunções relacionadas a desconformidade com o resultado das urnas com o desempenho dos candidatos retratados nas pesquisas, sem que exista menção a indicativos mínimos de formação de vinculo subjetivo entre os institutos apontados ou mesmo práticas de procedimentos ilícitos”, salientou o magistrado.
Ainda de acordo com a decisão de Moraes, “por incompetência absoluta” desses órgãos e “ausência de justa causa", a investigação teria sido suspensa. O magistrado encaminhou cópia do procedimento à Corregedoria-Geral Eleitoral e à Procuradoria-Geral Eleitoral para eventual prática de abuso de poder político. (Via: Agência Brasil)
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Blog: O Povo com a Notícia