Uma agente de polícia civil foi punida com suspensão pelo governo de Pernambuco por indisciplina e quebra de hierarquia. Segundo portaria publicada no boletim-geral da Secretaria de Defesa Social (SDS), nesta quarta (26), Kerla Zandréia Barros Ferreira mandou uma carta diretamente para o governador Paulo Câmara (PSB) para pedir transferência de cidade.
O documento que determina a punição para a gente foi assinado pelo secretário de Defesa Social, Humberto Freire. De acordo com a Portaria 6123, a Sindicância Administrativa Disciplinar (SAD) foi instaurada para apurar a conduta funcional da policial.
A agente trabalhava em Araripina, no Sertão pernambucano. Kerla, de acordo com a SDS, queria ser transferida para Cabrobó, na mesma região.
Para isso, enviou um “requerimento manuscrito e físico”, endereçado diretamente ao governador, em 21 de dezembro de 2021, com protocolo no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, na mesma data.
Ainda segundo a portaria “restaram comprovadas nos autos provas capazes de apontar transgressão disciplinar consistente em negligenciar o cumprimento dos deveres de disciplina e o respeito à hierarquia, estatuídos no Estatuto dos Funcionários Policiais Civis do Estado de Pernambuco”.
O documento aponta também que não foi observada “a escala hierárquica” ao solicitar a sua remoção diretamente à autoridade máxima do Poder Executivo estadual, “sem sequer passar pelo crivo e pela manifestação formal do seu chefe imediato e dos superiores no escalonamento hierárquico”.
Blog: O Povo com a Notícia