O Superior Tribunal de Justiça (STJ) absolveu na última terça-feira (11) um homem acusado de ser um dos maiores ladrões de banco do país. Trata-se de José do Carmo Silvestre, o "Pintado", que foi preso em Salvador em janeiro de 2020 após 12 anos foragido, e acusado de financiar o Primeiro Comando da Capital (PCC) por meio de grandes assaltos.
Pintado integrava a lista de criminosos mais procurados pelo país, criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nesta semana, porém, o ministro convocado do STJ, desembargador Olindo Menezes, decretou a absolvição de Silvestre. De acordo com ele, apenas o reconhecimento fotográfico usado nas condenações não serve para comprovar que o acusado realmente é o autor dos assaltos.
"Como se vê, a autoria do delito, no que tange ao paciente, foi aferida pelo reconhecimento fotográfico na fase pré-processual, ratificado posteriormente", afirmou.
"Esta Corte entende que o reconhecimento fotográfico realizado na fase inquisitorial é admitido, desde que corroborado por outras provas", prosseguiu. Com isso, o magistrado concedeu um habeas corpus e determinou a soltura do suspeito. A ordem já foi enviada ao Tribunal de Justiça e à vara de execuções criminais.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Instagram e Facebook.
Blog: O Povo com a Notícia