Socialite.activate (elemento, 'Widget');

quinta-feira, 28 de março de 2024

Trabalhadores inscritos podem não receber o PIS Pasep 2024

O Calendário do PIS Pasep 2024 é pago a quase 25 milhões de trabalhadores neste ano.

No entanto, os trabalhadores - do setor público ou privado - devem estar atentos às regras dos programas para manterem o pagamento do abono salarial ativo.

Vale ressaltar que o PIS 2024 é pago de maneira unificada. Ou seja, os trabalhadores do PIS e do Pasep recebem os valores seguindo um único critério: o do mês de nascimento.

Confira a seguir.

PIS 2024

Neste ano, o PIS 2024 é pago aos trabalhadores de empresas privadas que exerceram atividades em 2022.

Para ter direito, o inscrito deve estar atento aos critérios. Por exemplo, deve somar, no mínimo, 5 anos de inscrição.

Ou seja, quem estiver cadastro no PIS (Programa de Integração Social) desde 2020 não irá receber o abono. Para ter acesso aos valores é necessário somar inscrição no programa desde 2019 ou desde outro ano anterior a esse.

Além de manter os dados atualizados na RAIS, a Relação de Informações Sociais, o cidadão cadastrado precisa ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2022, recebendo até R$ 2.640 por mês.

Vale ressaltar que o empregador precisa ter realizado as modificações na RAIS até o dia 10 de maio de 2023. "Após essa data, [o pagamento é feito] somente no próximo exercício", informa o Governo Federal.

Com todas as regras acima cumpridas, o PIS 2024 poderá ser sacado normalmente pelo trabalhador. O pagamento é feito em seis lotes, de fevereiro a agosto.

CONSULTAR PIS 2024

Para ter acesso às informações da RAIS e do pagamento do PIS 2024, os trabalhadores podem acessar as seguintes plataformas:

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Portal www.gov.br

Aplicativo Carteira de Trabalho Digital

Aplicativo CAIXA Trabalhador

CAIXA Cidadão - 0800 726 0207

É válido ressaltar que os canais da CAIXA são válidos apenas para os trabalhadores do PIS. A consulta do Pasep deve ser realizada no portal GOV.br ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.