Através do ‘Chatbot’, um assistente virtual que utiliza da inteligência artificial, o Whatsapp vai ensinar aos usuários a investir em títulos públicos por meio do Tesouro Direto. O serviço é gratuito, promovido pela Barkus, uma empresa que cria soluções para educação financeira, em parceria com a B3 e com a Terra Investimentos. O objetivo é levar informação para mais pessoas, sobretudo as que têm menos presença no mercado financeiro.
O projeto ‘Direto ao Tesouro’ foi alimentado com inúmeras informações, conteúdos e dados a respeito do Tesouro Direto. A assistente, chamada de Diana, terá a função de explicar ao investidor como funcionam os títulos públicos, a diferença entre eles, o objetivo de cada um, qual é mais indicado mediante ao perfil, além de ensinar o passo a passo de como investir.
Interessados devem acessar o site do programa (www.diretoaotesouro.com) e ir até a opção ‘Vem para o Direto ao Tesouro’, para a inserção dos dados: nome, e-mail e telefone. Em seguida, uma janela do WhatsApp será aberta no chat com a Diana. À princípio, são feitas algumas perguntas para que seja identificado o perfil financeiro do usuário, além de apresentar o funcionamento da plataforma. Depois, as perguntas relacionadas a quaisquer natureza do Tesouro Direto são livres e respondidas pela plataforma.
A ideia é apresentar os títulos públicos para quem está começando a investir, e auxiliá-los tanto na abertura da conta, quanto na forma como se deve fazer as aplicações. Por causa da parceria com a Terra Investimentos, a Chatbot foi programada para orientar os usuários a criarem uma conta na corretora. Entretanto, quem tem conta em outras plataformas também pode utilizar os serviços e tirar as dúvidas.
A presidente da Barkus, Bia Cunha, destaca em reportagem publicada pelo Valor Investe: "O grande diferencial desse projeto é o fato de construirmos a solução e toda sua comunicação com base em grupos minorizados. O mercado financeiro ainda está muito concentrado na classe A, no perfil masculino, em pessoas brancas e nos públicos das regiões Sul e Sudeste. Com esse projeto, a gente trouxe muitas referências para alcançar pessoas do Norte e Nordeste. A Diana é uma figura feminina, negra, para atrair esse público e mostrar que o mundo dos investimentos é para todo mundo".
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.