Desde que revelou o seu desejo de disputar a eleição para presidente da República, o cantor Gusttavo Lima vem sendo cortejados por alguns partidos políticos. A lista vai de nanicos a siglas maiores. A informação é do jornal Folha de São Paulo.
Além do PP, do União Brasil e do PL, o PRTB, Avante também já fizeram propostas ao sertanejo. O cantor ainda deve conversar nos próximos dias com o PRD, partido que surgiu um 2023, da fusão de PTB e Patriota.
A possibilidade de Gusttavo Lima disputar o Palácio do Planalto ganhou força com a pesquisa Quaest divulgada segunda-feira (3), colocando o cantor como o candidato mais competitivo contra o presidente Lula (PT) em uma eventual disputa de segundo turno em 2026. Segundo o levantamento, o sertanejo teria 35%, contra 41% do petista.
Apesar do resultado, as cúpulas do União Brasil, PL e PP não garantem a candidatura presidencial ao sertanejo, que preferem ver o cantor disputando uma cadeira no Senado por Goiás.
Além disso, Gusttavo Lima teria sido aconselhado a esperar para observar se o seu nome tem viabilidade eleitoral. O entendimento é de que ele dificilmente atrairia votos da direita sem o aval de Jair Bolsonaro.
Ainda de acordo com a publicação, a avaliação de dirigentes partidários é de que apenas partidos nanicos mais à direita aceitariam lançar Gusttavo Lima como candidato a presidente, por conta da visibilidade que o cantor poderia dar para os candidatos a deputado e senador da sigla.
Já as legendas maiores de centro-direita levam em conta interesses regionais e uma possível perda de capital político ao apoiar um candidato sem experiência. Gusttavo Lima tem 35 anos e nunca disputou nenhum cargo público.
Acompanhe o Blog O Povo com a Notícia também nas redes sociais, através do Facebook e Instagram.